sexta-feira, 18 de março de 2011

Crianças na creche: Professoras desenvolvem atividades para a coordenação motora

A coordenação motora é a capacidade humana de equilibrar os movimentos do corpo. Há uma interligação entre o cérebro e as articulações. Pode-se notar a coordenação de um indivíduo através de sua agilidade e a velocidade com que realiza ações.


Segundo o site “Big Mãe” há três tipos de coordenação motora: coordenação motora geral, fina e específica:

“É muito importante que você saiba diferenciar uma da outra e assim poder ver o desenvolvimento do seu filho, se está ou não de acordo. A coordenação motora geral nada mais é do que a capacidade que as pessoas têm de usar os músculos esqueléticos da melhor maneira possível. Esse tipo de coordenação motora faz com que os adultos e as crianças consigam dominar os próprios corpos e assim controlar todos os movimentos, até os mais rudes. A coordenação motora geral é essencial para que as pessoas andem, rastejem, pulem e outros exercícios da mesma espécie.

Já a coordenação motora específica permite que as pessoas e as crianças possam controlar os movimentos específicos para realizar um tipo determinado de atividade. Por exemplo, para chutar uma bola, o corpo precisa de uma determinada coordenação motora, para jogar basquete, uma coordenação motora diferente e por aí vai.

E por fim, a coordenação motora fina é responsável pela capacidade que nós temos de usar de forma precisa e mais eficiente os pequenos músculos que estão no nosso corpo para que assim eles produzam movimentos mais delicados e bem mais específicos que os outros tipos de coordenação motora. A coordenação motora fina é usada quando vamos costurar, escrever, recortar algo, acertar um alvo (não importa qual o tamanho) ou até mesmo para digitar; tudo isso é obra da coordenação motora fina.”


Várias atividades podem ser desenvolvidas a fim de estimular crianças. É muito comum vermos atividades de ligar pontos, colagem, pintura, mas, além dessas, há também as atividades físicas, que estimulam o cérebro e ajudam a desenvolver e estimular ações simples como andar, correr, arremessar, etc.


As professoras Daniana e Luciana da Creche “X” procuram trabalhar com as crianças essas diversas atividades, usando a criatividade e desenvolvendo o lado motor de seus alunos.



O interessante é que essas atividades sempre são vistas como brincadeira para os alunos e eles nem tomam o conhecimento de que aquelas ações estão trabalhando a favor deles.

Referência: Coordenação Motora na Criança, disponível em: http://www.bigmae.com/coordenacao-motora-na-crianca/

Células-tronco: fique por dentro!!